PortugueseEnglishSpanishFrenchArabic

A França não é só Paris!

Quando eu pergunto para alguém qual cidade na França ele quer conhecer, pois a resposta automática é Paris. Podemos comparar isso com um brasileiro perguntando para um francês qual cidade ele quer conhecer no Brasil; ele vai responder Rio de Janeiro e como eu moro aqui eu sei que tem muito mais cidades para visitar. E o francês vai até mesmo dizer que no Brasil as pessoas falam espanhol.

Na hora de planejar uma viagem na França por exemplo, com certeza a cidade de Paris é incontornável pela sua cultura, patrimônio mundial, a Torre Eiffel, mas existem outras cidades maravilhosas para você visitar.

Quero compartilhar com você três cidades da França para você conhecer. Leia até o final.

C’est parti?

1. LYON

Lyon é minha cidade preferida porque estudei e morei lá durante 4 anos.

Lyon está na junção do rio do Rhône e do Saône. Seu centro testemunha 2.000 anos de história, com seu anfiteatro romano de Trois Gaules, a arquitetura medieval e renascentista de Vieux Lyon e a modernidade do distrito de Confluence em Presqu’île. Os Traboules, passagens cobertas entre os edifícios, ligam a Velha Lyon à colina de La Croix-Rousse.

Na minha opinião, essa cidade é perfeita porque ela não é tão grande como Paris, então tem menos estresse, também o poder de compra é menor permitindo ter um custo de vida mais interessante. 

Por exemplo, alugar um apartamento em Lyon é mais fácil que em Paris, porque o valor do aluguel é mais barato em Lyon.

Em Lyon você vai poder descobrir a gastronomia francesa. No centro, existem muitos “bouchon lyonnais”. Essa expressão significa que é um restaurante típico onde você pode comer especialidades francesas. Recomendo muito porque você vai comer comida de qualidade com um preço acessível. 

2. MARSEILLE

Quando eu penso nesta cidade, a primeira coisa que vem na minha cabeça é a série francesa “Marselha” no Netflix explicando a trajetória corrupta das eleições do prefeito.

Procure essa série no Netflix ela é bem legal, e também é uma excelente maneira de treinar a sua escuta em francês e se familiarizar com as palavras. 

Marselha é uma cidade portuária no sul da França. No seu coração está o Porto Velho onde os pescadores vendem as suas capturas no cais ladeado de barcos. A basílica de Notre-Dame-de-la-Garde é uma igreja românica de inspiração bizantina. Os edifícios modernos incluem a Cité Radieuse, uma unidade habitacional projetada por Le Corbusier e a CMA CGM Tower por Zaha Hadid.

Nesta cidade você vai poder aproveitar e visitar praias como a “Plage du Prado” ou “Plage des Catalans”.

Uma curiosidade interessante é que quando você escuta os franceses de Marselha falar, eles têm um sotaque forte. Podemos comparar isso com um brasileiro que vem de São Paulo e outro que vem do Rio de Janeiro. 

Como esta cidade está no litoral e se você gosta de frutos do mar, você vai poder encontrar muitos restaurantes na frente do porto e provar comida de qualidade. Recomendo o prato famoso “moules / frites” (mexilhões fritos). Só escrever esse prato me dá vontade de comer.

3. MONTPELLIER

Em 2018, fui com um amigo assistir a final da Copa do Mundo de futebol entre a França e a Croácia na praça principal em Montpellier chamada “Place de la Comédie”. A França ganhou, a vibração foi incrível. Lembro ainda da fonte com as cores da bandeira da França e as pessoas com uma felicidade extraordinária. Nunca vou esquecer esse momento.

Montpellier é uma cidade no sul da França, a 10 km do Mar Mediterrâneo. A imponente catedral gótica de Saint-Pierre em Montpellier, que se distingue pelas suas torres cónicas, data de 1364. Antigone é um bairro chique e moderno de inspiração neoclássica. E o museu Fabre abriga as pinturas de grandes mestres franceses e europeus.

Montpellier é conhecida por ser a cidade mais jovem da França: um em cada cinco habitantes é estudante de todo o mundo. Graças a esta juventude, Montpellier é uma cidade que se move, que vibra naturalmente!

Se você tem menos de 30 anos e quer fazer um intercâmbio na França, procure as universidades lá porque você vai viver uma experiência incrível.

Lyon, Marseille, Montpellier… Se você planeja uma viagem na França você precisa conhecer essas três cidades. 

Elas são perto com o trem e fácil de se conectar. Por exemplo, se a sua destinação principal é Paris, você pode buscar bilhete no site oficial da SNCF e encontrar o seu itinerário perfeito.

Agora quero saber, você já conhece essas cidades ou tem vontade de conhecer? Compartilhe a sua experiência nos comentários. 

Para continuar a sua viagem, venha conhecer o nosso curso de francês, o Na Rota do Francês. 

3 respostas para “A França não é só Paris!”

  1. Avatar de SCHEILA
    SCHEILA

    Conheço Montpellier e marseille… Considero, a primeira uma cidade mais tranquila. Já marseille é minha primeira paixão na França. A corniche, a Notre Dame, plage e avenida Du Prado, Carrefour Bonnavie, parque Borely, calanques, vie Port, stade velodrome, estátua do David, Palácio Longchamp, arquipélago fryou e a ilha do conde de Monte Cristo. São tantas coisas boas, sem contar que é bem menos fria que Paris

  2. Avatar de Regina Hagemann
    Regina Hagemann

    Sim , estas cidades são muito bonitas , mas e as vilas medievais ? As cidades pequenas ? Visitei algumas , um charme só . E o Vale do Loire ? Outro charme . Chamonix e Annecy … Moro no Brasil , mas minhas viagens a França são inesquecíveis 😍😍😍

    1. Avatar de Jacques-André

      Salut Regina! Obrigado pelo seu comentário. Vou fazer um outro artigo com as cidades do interior. 🙂

Share the Post:

Related Posts

Descubra mais sobre Jafrancês

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading